terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um relacionamento que não deu certo

Recebi neste fim de semana um email de uma leitora do blog que se dizia desiludida com seus relacionamentos, que nunca dão certo apesar dela fazer tudo que pode para que agradar. E sua pergunta não poderia ser outra a não ser: "O que faço para que gostem de mim?"
Ela permitiu que eu comentasse aqui sobre o email e que falasse um pouco sobre a razão para os relacionamentos de repente não "darem certo".
E acho que a questão começa exatamente nisso... Os relacionamentos SEMPRE dão certo. Se não tivessem dado certo, nem teriam começado. E ainda assim, seria o certo. Os relacionamentos dão certo enquanto estão nos ensinando coisas sobre nós mesmos e sobre o outro. Sempre me lembro de uma frase de um amigo e irmão que dizia que "nada é por acaso" e reflito sobre isso o tempo todo. 
Quantas vezes lutamos por empregos, relacionamentos e tantas outras coisas e, quando as conquistamos, parece que cumprimos com um objetivo? Na verdade, temos de ver a vida como algo dinâmico, que sempre nos faz alterar algum rumo em nossa existência. Por isso, um emprego perdido ou um namoro que chega ao fim não é a derrota de um sonho. É o fim de um período de aprendizagem, que nos coloca à beira de um novo passo. A mudança sempre dói e acabamos nos sentindo derrotados e sem rumo. Na verdade, temos de olhar com os olhos de uma águia, que busca sua comida do alto do céu. Ao mergulhar em busca de sua presa, ela tem a certeza instintiva de que venceu. Mas quantas vezes ela é surpreendida com a fuga de um pequeno ser que já considerava como seu alimento? Em vez de pousar e se perguntar como perdeu, volta a subir e espreitar uma nova conquista.
Com os relacionamentos, caso que me chegou por esta leitora, entendo que mais do que fazer de tudo "para que gostem de mim", temos de fazer de tudo para gostarmos de nós mesmos, como seres únicos e dotados de todas as capacidades para amar e sermos amados. Mas não podemos esquecer que só conseguimos gostar mesmo de outra pessoa quando gostamos de nós mesmos. E somente assim podemos fazer com que gostem de nós. Não podemos colocar nossas expectativas no outro, pois começamos a nos questionar sobre onde erramos ao não ser exatamente aquilo que esperam de nós.
Ao "trabalhar" um relacionamento, temos de entender que não adianta sermos aquilo que o outro quer nem fazer apenas o que "agrada". As pessoas se anulam achando que estão se "dando" por inteiro num relacionamento, mas o que elas estão fazendo é sepultar a conquista diária, a luta por sonhos em conjunto e a  descoberta do dia a dia.
Precisamos entender que desde o primeiro dia estamos conhecendo o outro e nos mostrando como verdadeiramente somos. Precisamos manter nossa individualidade para fazer crescer a admiração e a real necessidade do outro de que o completemos com nosso modo de ser e não com aquilo que achamos que o outro quer.
Por isso, nunca ache que um relacionamento acabou. Entenda que você aprendeu mais um pouco sobre você e sobre o outro. Por mais que pareça estranho entrarmos num relacionamento admitindo que ele pode terminar, é muito mais saudável achar que entramos num relacionamento para aprender. Amar e entregar-se é delicioso, desde que mantenhamos nosso EU.
É isso que dá força e vigor a tudo que fazemos.
Viva, ame e seja feliz. E aceite as mudanças como um feliz ensinamento que o destino colocou em seu caminho. Faça como a águia. Volte a voar. Mais alto e com mais disposição para novas conquistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário